Sistema Nacional de Avaliação Técnica - SINAT
A inovação tecnológica na produção habitacional é um tema que sempre esteve presente nas preocupações de toda a cadeia produtiva da construção civil.



 

Como participar?
Adesão Nível ‘D’ SiAC
Empresas Avaliadas
Materiais Avaliados
 




CONSTRUCTION EXPO 2013
A 2ª Feira Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura ocorreu no período de 5 a 7, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Reconhecida como a maior feira voltada para a cadeia da construção na América Latina, tem como propósito integrar fornecedores de serviços, materiais, equipamentos, construtoras e entidades setoriais em um evento comprometido com as novas tecnologias, sustentabilidade, segurança e conformidade, alinhados às grandes metas setoriais da qualidade.



 
     
 

Publicado novo Regimento do SiAC - Execução de Obras

A Coordenação Geral do PBQP-H informa que foi publicada a Portaria nº 582, de 5 de dezembro de 2012, instituindo a revisão dos documentos normativos do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, em substituição à Portaria nº 118, de 15 de março de 2005.

Dentre as principais mudanças destaca-se a alteração da nomenclatura Nível D para Nível de Adesão e a simplificação no envio de documentos para o PBQP-H. Agora, para participar do SiAC Execução de Obras por este nível, a empresa construtora deve enviar apenas a Declaração de Adesão assinada e com firma reconhecida em cartório. O prazo de validade é de 12 meses, improrrogáveis.

Já para o estágio de certificação, o sistema conta com os Níveis B e A somente. Os certificados emitidos segundo a versão anterior do regimento, em qualquer dos níveis de certificação, terão sua validade respeitada, limitada a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias contados da data da publicação.

Outras mudanças foram incluídas como, por exemplo, a integração do SiAC com os outros sistemas do PBQP-H e a inclusão de indicadores da qualidade voltados à sustentabilidade no canteiro de obras da empresa: geração de resíduos, consumo de água e energia.

A nova versão dos documentos encontra-se na seção download deste site.

 
     
 

CBIC lança Guia Orientativo da Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais

Com o apoio da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção e a ABNT fizeram, no dia 10/04/13, o lançamento oficial da NBR 15.575 junto ao setor da construção civil. Pela primeira vez, uma norma brasileira associa a qualidade de produtos ao resultado que eles conferem ao consumidor, com instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação. A nova norma privilegia o consumidor, uma vez que tem como principal foco o atendimento às necessidades dos usuários quanto ao seu comportamento em uso, englobando requisitos e critérios de desempenho de segurança (estrutural, contra o fogo e no uso e na operação); habitabilidade (estanqueidade, desempenho térmico, acústico, lumínico, saúde, higiene, qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico) e sustentabilidade (durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental), alem de estabelecer as responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. O objetivo da CBIC com a publicação do Guia Orientativo para Atendimento da Norma ABNT NBR 15575/2013 é colocar à disposição de consumidores e produtores de habitações um guia prático que poderá contribuir para ampliar a difusão do novo normativo por toda a cadeia produtiva da construção e o mercado imobiliário. O Guia está disponível para download gratuito no site www.cbic.org.br